Tivemos uma manhã intensa e divertida, no último dia 30, com a visita inédita dos alunos da Adid (Associação para Desenvolvimento Integral do Down), instituição parceira do Projeto Terra Tecmach.
Participaram da visita quase 20 jovens, supervisionados por monitores da entidade. Entusiasmado com o passeio, o grupo abriu a programação com um café da manhã especial, organizado na área de convivência da Tecmach.
Na sequência, os alunos conheceram todas as áreas da empresa e tiveram a oportunidade de conversar com os gestores das divisões, que explicaram a rotina de cada setor. No Espaço Projeto Terra Tecmach, eles assistiram ao vídeo que reúne as atividades desenvolvidas pelo programa de sustentabilidade.
Após o tour pela companhia, os alunos, encantados com tudo que viam, participaram do novo plantio em nossa horta orgânica, mantida pelos colaboradores, e levaram para casa um pequeno mimo, minissuculentas.
“Eles (alunos) adoraram a visita e estamos muito felizes com o acolhimento e a parceria da Tecmach. E parabéns pelo Projeto Terra Tecmach”, afirmou Angela Maize Silva Alves, coordenadora a área de empregabilidade da Adid.
A Adid, entidade que trabalha com Down há quase três décadas, é parceira da Tecmach desde o início do ano. Mensalmente, são realizadas oficinas na instituição, das quais participam os alunos que visitaram a empresa e os colaboradores.
A vivência dos funcionários com os jovens da Adid tem sido extremamente rica e gratificante para as duas partes. Vários funcionários nunca haviam experimentado contato próximo com pessoas com Down ou realizado trabalho voluntário, como Vitória Brisa, da área de RH da Tecmach.
“Nunca tive contato com pessoas que possuem síndrome de Down e sempre fiquei receosa em como agir com elas. A demonstração de carinho por parte delas é tão grande que, no início, não sabemos como retribuir o afeto. A Adid está sendo uma experiência incrível na minha vida. Apaixonei-me pelos alunos, pois eles representam a alegria. É impossível não se encantar. A cada encontro aprendo algo novo. Agradeço ao Projeto Terra por me permitir essa vivência”, afirmou ela.