Sustentabilidade | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Sustentabilidade

Impressão com sustentabilidade é com a Tecmach

A TI Verde ou Computação Verde é um tema que vem ganhando cada vez mais prioridade entre as preocupações de governos e lideranças das grandes empresas do mundo todo. Aspectos ambientais e, obviamente, econômicos estão levando as corporações a pensar (e agir) de forma mais eficiente e sustentável com relação à utilização de seus recursos de TI.

E há fortes motivos para essa tomada de posição. A capacidade energética dos países desenvolvidos e dos países emergentes e a consequente evolução do preço da energia elétrica estão entre os fatores preponderantes. A energia despendida a cada ano por todos os equipamentos de TI – PCs, impressoras, monitores, servidores, roteadores, etc. – chega a quase um trilhão de quilowatts/hora, ou seja, 5% do consumo mundial de energia e o dobro da energia consumida no Brasil. Estudos recentes sobre o consumo de energia nos data centers mostram que o consumo global dobrou entre 2000 e 2005.

Outra tendência, detectada por estudos de engenheiros do Google, mostra que se o descompasso entre os avanços de desempenho conquistados pelos servidores e a sua eficiência energética se mantiver, nos próximos anos, o custo da energia será maior que o custo do próprio hardware. Em 2005, o custo do consumo de energia de um servidor já representava 40% do seu custo total. Se essa tendência se mantiver, chegará o dia em que será mais caro manter o hardware ligado do que adquiri-lo. Podemos imaginar, então, o surgimento de modelos de negócios nos quais a concessionária de energia oferece o hardware gratuitamente ao cliente que assinar um contrato de energia de longo prazo.

Portanto, adotar iniciativas verdes vai além de atender as reclamações de consumidores ambientalmente responsáveis. Mais do que isso, essa postura constitui uma necessidade financeira, fiscal e até mesmo legislativa.

Ligue para (11) 2832-4500 ou contato@tecmach.com.br

Entre em contato conosco. Temos a solução perfeita para o seu problema! Contato