Projeto Terra terá inclusão social como tema central em 2019

Em seu terceiro ano de vida, o Projeto Terra Tecmach preparou para 2019 uma agenda intensa e com novos desafios, para que possamos seguir aperfeiçoando nosso programa de sustentabilidade e ampliando a conscientização social e ambiental, enquanto organização e indivíduo.

 

Todos os anos, elegemos um tema central para trabalhar ao longo dos 12 meses. Para 2019, escolhemos a inclusão social com foco em pessoas com síndrome de down (SD), que tem 21 de março como o Dia Internacional.

 

Na apresentação do calendário anual, tivemos o prazer de receber Edmilson Luiz Lourenço da Silva, portador de SD e funcionário do SENAI; sua mãe, Doracy Lourenço da Silva; e as representantes da Associação de Desenvolvimento Integral do Down (Adid), Alda Lúcia Pacheco Vaz, Diretora Educacional; e Angela Maize Silva Alves, Coordenadora de Empregabilidade.

 

Os indivíduos portadores de SD, diferentemente da maior parte da população, nascem com um cromossomo a mais (47), o que confere a eles características especiais, acarretadas pelo atraso nas funções motoras e físicas. No entanto, isso não os impede de se integrarem à sociedade. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 300 mil pessoas com SD e hoje não é raro vê-las trabalhando em diversas áreas.

 

Vamos selecionar instituições que possamos abraçar e realizar ações ao longo de 2019, como ocorreu no ano passado, com a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide. Colaboradores e parceiros podem indicar entidades. Os trabalhos serão definidos em conjunto com a direção do local.

 

A proposta é conhecer melhor o universo da população SD e contribuir para a inclusão social, a partir da nossa própria conscientização. Além da síndrome de down, queremos promover ações pontuais com portadores de necessidades especiais que tenham outros tipos de comprometimento físico ou mental.

 

Nossas oficinas também terão novidades. Vamos construir um tangram, jogo originário da China que, com apenas sete peças, permite formar centenas de figuras. A produção, feita com pallets, será inédita e servirá como brinde e brinquedo.

 

Partimos para novos desafios sem deixar de lado as iniciativas de rotina. Vamos incrementar o trabalho voltado à reciclagem, um dos pilares do Projeto Terra, com ações que nos ajudem a sermos ainda mais responsáveis pelo lixo que produzimos.

 

Devido à falta de conscientização e conhecimento, reciclamos muito pouco no Brasil, apenas 3%. Longe do que se imagina a reciclagem não só contribui com a preservação do meio ambiente como movimenta cerca de R$ 3 bilhões em negócios ao ano.

 

A programação contemplará ainda a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, com uma nova campanha que está sendo preparada. A horta orgânica, por sua vez, já fez o primeiro plantio de 2019 e logo teremos a primeira colheita do ano.

 

A horta também cumpre o objetivo de estimular a alimentação saudável e, no segundo semestre, seguiremos com a vivência no nosso parceiro “A Hora da Horta”, localizado na zona norte da capital paulista.

 

O Projeto Terra Tecmach está aberto a todos os parceiros que queiram fazer parte implantando ações em seu ambiente de trabalho ou participando das iniciativas internas e externas. Informações podem ser obtidas pelo email: projetoterra@tecmach.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua empresa precisa baixar os custos de impressão?
A Tecmach tem a solução

Tecmach - Soluções em outsourcing de impressão
Av. Maria Coelho Aguiar, nº 573 – Galpão 14C - CEP: 05805-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2832-4500
Whatsapp: (11) 97576-0145
ASSINE NOSSA NEWSLETTER