Dia Internacional da Mulher: Conquistas e Desafios


O Dia Internacional da Mulher é sempre um convite à reflexão. “Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda!”, já cantava Erasmo Carlos no início dos anos 80. O sexo feminino passa longe de ser frágil. Os múltiplos papéis das mulheres (mãe, esposa, dona de casa, ativista, trabalhadora, motorista, cuidadora, psicóloga, cozinheira, etc) as tornaram polivalentes e multitarefa.

Ao longo do tempo, muitas mulheres estiveram à frente da sua época e fizeram história, com feitos que abriram caminho às conquistas femininas vividas nos dias atuais. A ousadia de ícones do passado contribuiu para o hoje chamado empoderamento feminino, elevando a participação da mulher nos campos social, político e econômico.

No mercado de trabalho, por exemplo, é crescente a participação das mulheres. Elas estão cada vez mais assumindo cargos de liderança e é notório o aumento da sua importância no contexto econômico.

De acordo com o Gender-Equality Index (GEI) 2019, o número de mulheres em postos de nível executivo aumentou em 40%, entre 2014 e 2017. Além disso, 34% das companhias possuem programas para recrutar mulheres que desejam retornar à vida profissional depois de uma pausa na carreira.

A Tecmach, que é referência em outsourcing de impressão, colabora para o avanço feminino no mercado de trabalho e há anos seu time de liderança é quase todo formado por mulheres.

 “Defendemos a igualdade de gênero e acreditamos que as mulheres são tão capazes quanto os homens em qualquer cargo. Características femininas como empatia, intuição e capacidade de coordenar várias tarefas ao mesmo tempo dão a elas vantagens competitivas nas organizações,” afirma Oswaldo Soares Junior, diretor geral da Tecmach.

Após décadas de lutas, as vitórias alcançadas pelas mulheres até aqui merecem aplauso. No entanto, ainda há muito a ser feito. Em pleno século XXI, elas ainda enfrentam desigualdade salarial, diariamente são vítimas de violência doméstica, quase sempre praticada pelos próprios parceiros, e boa parte enfrenta jornada tripla, pois nos últimos 15 anos dobrou o número de mulheres que respondem pelo sustento de suas famílias.

Reverter esses cenários não é uma tarefa fácil e as mudanças ainda dependem das próprias mulheres, que podem ser o que desejam e têm o direito de trilhar o caminho que bem entenderem. Força e coragem para isso não faltam!

Esse 8 de março é uma homenagem mais do que justa às lutas e aos desafios que as mulheres enfrentam diariamente em todo o mundo. Parabéns a todas as mulheres e em especial às nossas colaboradoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua empresa precisa baixar os custos de impressão?
A Tecmach tem a solução

Tecmach - Soluções em outsourcing de impressão
Av. Maria Coelho Aguiar, nº 573 – Galpão 14C - CEP: 05805-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2832-4500
Whatsapp: (11) 97576-0145
ASSINE NOSSA NEWSLETTER