O que é Transformação Digital e como ela afeta sua empresa | Tecmach - Soluções em Outsourcing

O que é Transformação Digital e como ela afeta sua empresa

O que é Transformação Digital e como ela afeta sua empresa

Cada vez mais se fala em "transformação digital” e como as empresas que não passarem por ela ficarão para trás. Para ser vítima de um modismo ou de gurus de consultoria que vendem soluções prontas, é importante entender exatamente o que é este termo e como ele pode ser aplicado em seu negócio, seja em parte dele ou em sua totalidade.
 
Transformação Digital nada mais é do que a aceleração e melhora estratégica de processos em um modelo de negócios através de tecnologias digitais. Isso pode ser feito praticamente em qualquer tipo de negócio ou empresa, das mais tradicionais à mais novas, mas traz a tendência de tornar alguns processos, cargos e até mesmo empresas obsoletas. E, em um ambiente de evolução rápida como é o digital, é preciso se manter competitivo sem perder o foco o que realmente importa em sua atividade.
 
Muitos empresários e gestores acreditam que basta ter um site, perfis em redes sociais e um SAC 2.0, acham que já entraram na era digital e isso é um erro grosseiro. O real impacto real de uma transformação digital é mais do que perfumaria ou ações pontuais. Deve fazer parte do conceito da empresa e, por isso, deve ser bem pensada para que todos os setores e processos internos se beneficiem de uma organização mais conectada e veloz.
 
Antes de avaliar aonde pretende digitalizar sua empresa, verifique a experiência de se quadro de funcionários no uso de computadores, tablets e softwares básicos. De nada adianta investir em tecnologia e ninguém saber usar depois! Também é importante a opinião de um especialista de confiança para sejam instalados e aplicados somente equipamentos e rotinas que agreguem mais valor ao negócio a um custo mínimo.


Trace sua estratégia digital

Qual é a necessidade que você pretende suprir? Pretende usar as tecnologias digitais para oferecer produtos e serviços a um custo menor? Quer ampliar o alcance de clientes em potenciais e estreitar o relacionamento com os atuais? Levantar dados para traçar estratégias. Primeiro defina o que precisa agora e só então invista. E não esqueça de reavaliar isso de tempos em tempos.


Identifique o valor de sua empresa

O que é mais importante para a sua empresa? Vendas, distribuição, atendimento, engajamento? Diferentes tipos de negócio tem prioridades diferentes e, ao identificar o que você quer reforçar perante público e clientes, fica mais fácil decidir aonde implantar mudanças.


Estude o que implementar

Todos estes estudos vão dar um leque de opções do que precisa ser feito e aonde. Então finalmente podemos estudar orçamentos da implementação das tecnologias, quanto tempo vai lrevar e o grau de dificuldade deste processo. Algumas perguntas devem ser feitas antes tomar a decisão final:

- Posso suprir estas demandas com tecnologias que minha empresa já possui?
- A tecnologia que preciso já existe?
- Minhas pendência estão atrasando processos na empresa?

Agora sim podemos realmente fazer uma Transformação Digital útil e com um bom custo benefício em nossos negócios.

Compartilhe essa página

Leia também:

Deixe seu comentário