O que é a internet das coisas? | Tecmach - Soluções em Outsourcing

O que é a internet das coisas?

O que é a internet das coisas?

O termo "internet das coisas” está ficando popular e aparecendo cada vez mais em matérias e artigos, tanto online quanto offline. Mas você sabe o que é a internet das coisas?

A conexão de banda larga está se espalhando pelo mundo e o custo dessa conexão é cada vez mais baixo, propiciando que mais dispositivos estejam conectados do que antigamente. A indústria, já preparada para esse boom de conexões, fabrica cada vez mais aparelhos com capacidade de conexão Wi-Fi, sensores e outras melhorias que preparam os produtos para este cenário.

Além disso, cada vez mais pessoas têm smartphones com acesso à internet, criando o cenário perfeito para a famosa internet das coisas.

Mas o que é a internet das coisas?

Basicamente, é qualquer dispositivo que tenha a opção de ligar ou desligar uma conexão com a internet. Um exemplo mais prático? Além de celulares, são as máquinas de café, impressoras, fones de ouvido, televisões, máquinas de lavar roupas, lâmpadas, carros e tudo o que você conseguir imaginar.

Isso se aplica, inclusive, para usos industriais ou até mesmo ao motor de um avião, para você ter uma ideia de sua abrangência.

Analistas estimaram que em 2020, mais de 26 bilhões de dispositivos serão conectados à internet. Ou seja: tudo o que puder ser conectado será conectado.

Qual a vantagem prática?

Imagine uma impressora inteligente que identifica quando está alcançando níveis baixos de tinta ou papel e automaticamente manda um aviso ao fornecedor solicitando mais material.

Ou então um carro inteligente que está conectado a sua agenda de compromissos e, caso esteja trânsito, envia uma mensagem avisando do seu possível atraso.

Um forno de cozinha inteligente com câmera HD interna, onde é possível controlar a temperatura e conferir como está a comida via aplicativo.

Um relógio inteligente que monitora sua rotina e analisa o seu sono em todos os estágios dele, fornecendo relatórios e dicas de como melhorar sua saúde.

Um sistema que controla o gasto de energia elétrica em uma empresa de acordo com o fluxo de pessoas em cada ambiente. Muito parecido com os sensores de lâmpadas automáticas em escadas de incêndio, mas envolvendo muito mais do que apenas luzes: temperatura do ar condicionado, abertura de janelas, música e telas de televisão.

Algumas dessas realidades já existem e outras estão em desenvolvimento, e a aplicabilidade da internet das coisas está cada vez mais se adaptado aos usos cotidianos de pessoas físicas e empresas, aumentando a produtividade e economia de matéria-prima, tempo e mão-de-obra.

Para iniciativas de sustentabilidade, a internet das coisas será uma grande aliada, e o melhor que podemos fazer é nos adaptarmos para absorver o máximo de potencial que o futuro nos trará, tanto para trabalhar quanto para viver.

E você? Tem interesse em investir em sustentabilidade responsável e baixar os custos em sua empresa? Fale com a gente e saiba como podemos lhe ajudar!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário