Computação em nuvem, uma tendência para 2017 | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Computação em nuvem, uma tendência para 2017

Computação em nuvem, uma tendência para 2017

Estudos realizados pelo Gartner apontam que, para o ano que vem, os investimentos de empresas brasileiras na área de computação em nuvem devem atingir a marca de US$ 4,5 bilhões, com forte tendência de chegar até US$ 20 bilhões em 2020. Cada vez mais, grandes empresas internacionais do ramo passam a marcar presença em território nacional. Amazon, Microsoft, IBM, Oracle e Google são alguns dos nomes que estão competindo com empresas nacionais para aproveitar esta onda.

E tudo isso acontece porque o Brasil está acompanhando uma mudança que ocorre em todo o mundo. A necessidade de rapidez ao acesso de informações e da sua disponibilidade em diversos lugares ou dispositivos pede a digitalização de documentos, informações e processos, independente da área de atuação de uma empresa. Isso pode baratear diversos custos e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos.

Além disso, os custos de aquisição e manutenção de um data center pelas próprias empresas, tanto em termos de software quanto de hardware, aumentaram muito e não apresentam tendência de queda nos próximos anos.

Assim, nada mais natural que empresários de todos os ramos migrem seus dados para empresas especializadas em serviços de digitalização e computação em nuvem. Um verdadeiro boom de busca por esses serviços aconteceu nos últimos 5 anos, permitindo que as empresas permaneçam focadas em seus negócios e não em manutenção de caríssimos data centers.

No Brasil, com o investimento pesado que vem sendo feito em telecomunicações em todo o país, a internet chega a cada vez mais lugares e as ofertas desses tipos de serviços passaram a ser viáveis para a nossa realidade. Anos atrás seria impensável apontar este cenário por aqui, até mesmo porque muitas empresas tinham uma boa dose de receio em armazenar seus dados e processos em ambientes externos, mas até mesmo essa mentalidade está mudando.

Por incrível que pareça, um dos fatores que favoreceu o crescimento deste mercado foi a crise financeira recente. A busca pela redução de custos levou muitos empresários de grandes empresas a encontrar na computação em nuvem a solução para alguns de seus problemas. Por outro lado, os preços convidativos permitem também que pequenos e médios empreendedores mantenham seus negócios na nuvem.

Claro que o aumento da segurança dos ambientes de TI trouxe mais confiança para o setor. Alguns data centers são verdadeiras cidades fortificadas e interligadas, com diversos níveis de segurança virtual e física e tornando a computação em nuvem uma atividade prática, viável, segura e com bons preços.

Se a sua empresa ainda não entrou para essa tendência que está mudando a cara e o jeito de fazer negócios no Brasil e no mundo, entre em contato com a Tecmach, conheça nossos serviços e reduza os custos de seu negócio!

(Imagens: Reprodução)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário