O que o setor de TI pode fazer pela sustentabilidade da sua empresa – Parte II | Tecmach - Soluções em Outsourcing

O que o setor de TI pode fazer pela sustentabilidade da sua empresa – Parte II

O que o setor de TI pode fazer pela sustentabilidade da sua empresa – Parte II

Na Parte I do nosso texto, vimos como surgiu a ideia de sustentabilidade, sua evolução até os dias atuais e qual o papel que o setor de Tecnologia da Informação pode exercer para tornar sua empresa sustentável. Além disso, começamos a esmiuçar atitudes que podem ser implantadas em qualquer empresa, de maneira imediata e com baixos custos.

Vamos então agora a mais práticas sustentáveis para sua empresa e como o departamento de TI pode ajudar!

Fique atento às regulamentações da área de meio-ambiente

Cada vez mais o setor de tecnologia é afetado por leis e regulamentações ligadas à sustentabilidade, principalmente nos momentos de compra e descarte de material e equipamento. Apesar destes aspectos legais ainda se encontrarem em uma fase muito inicial no Brasil, convém estar atento ao que acontece e já se adequar. Isso evita ajustes de última hora que impactam processos e até mesmo nos lucros, o que pode ser evitado quando se realiza estas mudanças de maneira planejada.

Faça o gerenciamento do uso de energia da sua empresa

Já citamos anteriormente que uma das maneiras mais práticas e eficazes de adotar uma postura sustentável envolve o controle de como a sua empresa usa a energia elétrica. Como grande parte destas mudanças envolve simplesmente a maneira como as pessoas usam equipamentos eletrônicos, os resultados logo surgem e, o que é melhor, a um custo muito baixo.

Outro aspecto a ser levado em conta é que a demanda por energia cresce muito mais que a oferta. Portanto, quanto mais a sua empresa fizer com menos energia, mais preparada ela estará para quando essas práticas forem um padrão.

Aqui a área de TI pode contribuir tanto com softwares mais precisos de controles de gastos quanto pensar práticas como digitalização de documentos, armazenamento em nuvem e até mesmo prédios inteligentes, onde a energia para cada setor é oferecida de acordo com as necessidades específicas de cada um deles.

Revise as práticas e habilidades do seu negócio.

Quais atividades da sua empresa podem ser alteradas para tornarem-se sustentáveis? Muitos aspectos que aparentemente não são ligados ao meio ambiente podem desde já ser revistos e trazer mudanças.

A análise de negócios, por exemplo, pode começar a levar em conta aspectos ligados ao meio ambiente no momento de fechar o contrato, ou ser mais incisivo em uma apresentação. O setor de TI é essencial para o levantamento de todos os dados necessários.

Já na área de telecomunicações, quanto menos as pessoas tiverem que se deslocar para reuniões dentro e fora da empresa, menos energia é gasta. Cabe à área de TI encontrar soluções que satisfaçam as necessidades da empresa e de seus clientes.

Como podemos ver, pequenas mudanças já podem trazer grandes resultados e começar a fazer diferença no modo como sua empresa e seus funcionários lidam com as questões ambientais em seu cotidiano.

A Tecmach possui as mais diversas soluções em outsourcing de impressão, digitalização de documentos e gestão de informação para ajudar a sua empresa a implementar essas e outras mudanças. Entre em contato agora e conheça nossos serviços!

(Imagens: reprodução)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário