O que o setor de TI pode fazer pela sustentabilidade da sua empresa – Parte I | Tecmach - Soluções em Outsourcing

O que o setor de TI pode fazer pela sustentabilidade da sua empresa – Parte I

O que o setor de TI pode fazer pela sustentabilidade da sua empresa – Parte I

A ideia de sustentabilidade (também chamada de desenvolvimento sustentável) começou a ser discutida em 1987, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a questionar o modelo de desenvolvimento econômico da época. Com um planejamento que visava somente o aumento de lucros, cada vez mais o atendimento de necessidades das futuras gerações era comprometido.

Com o passar dos anos, estudos diversos mostraram que somente preservar a natureza não bastavapara tornar uma empresa ou prática sustentável. Foi então que surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável baseado no tripé econômico, ambiental e social. Estes três aspectos devem crescer juntos, garantindo assim a continuidade dos negócios, a preservação da natureza e a garantia de recursos a todos.

A Tecnologia da Informação (TI) não é diferente de outras atividades humanas e também consome recursos naturais, tanto na fabricação de seu maquinário e equipamentos, quanto no seu uso e na geração do lixo eletrônico. Por isso mesmo, a questão da sustentabilidade cada vez mais é assunto presente em empresas do setor.

O problema é que muitos gestores acreditam que são necessários grandes investimentos e mudanças na estrutura da sua empresa para que possam adotar práticas de TI Verde. Caso seu negócio não possa no momento dispor de seu capital para grandes mudanças, algumas pequenas atitudes já podem começar a fazer a diferença na preservação dos nossos recursos naturais.

Tenha um ambiente que favoreça o foco na sustentabilidade

Por que não deixar a sua equipe de TI pensar em soluções para a sustentabilidade de suas áreas? O primeiro passo e informá-los sobre como a sua área afeta o uso de recursos naturais e então deixar que eles mesmos pensem como reduzir seu impacto na natureza.

A forma como instalações afetam as estruturas de tecnologia, uso correto de dispositivos, onde os funcionários trabalham a até mesmo como o espaço de trabalho está desenhado são algumas das questões que podem trabalhadas aqui.

Se antigamente o departamento de TI de uma empresa era praticamente uma ilha, isolado de todo o resto dos funcionários, o uso cada vez maior de tecnologia faz com que ele esteja cada vez mais presente em todos os departamentos. Portanto, deve também atuar de maneira ativa na revisão de suas práticas e como elas afetam toda a empresa.

Controle a emissão de carbono

O setor de TI é aquele que tem como desenvolver sistemas que medem quanto cada setor emite de carbono em suas atividades, gerando assim dados concretos de quais são as áreas mais (ou menos) sustentáveis da empresas e garantir que todas tenham condutas sustentáveis ou compensatórias.

Mas o setor de TI também deve ficar atento as suas próprias atividades. Entrada e saída de materiais, energia gasta com teste de hardwares e softwares são exemplos de atividades que podem ser aperfeiçoados.

 

A Tecmach adota essas e outras medidas para garantir que seus serviços sejam executados com o menor impacto ambiental possível.

(Imagens: reprodução)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário