Manual de práticas da Computação Verde | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Manual de práticas da Computação Verde

Manual de práticas da Computação Verde

Exploramos anteriormente em nosso blog o que é a Computação Verde ou TI Sustentável, qual o seu papel em empresas de tecnologia e maneira gerais de aplicá-las. Com uma discussão cada vez maior e frequente sobre ecologia, donos de empresas dos mais diversos tamanhos querem incluir práticas sustentáveis em seus negócios. Mas como fazer isso? 

Primeiro é preciso analisar quais práticas serão implementadas e estabelecer metas concretas a serem atingidas. É muito importante trabalhar com possibilidades concretas, assim é possível medir os resultados e evitar frustações com objetivos não atingidos.

Agora é só escolher quais ações serão feitas!

Computação com uso eficiente de energia

Quanto mais rápidos e eficientes os softwares utilizados em sua empresa, mais resultados são obtidos com menor consumo de energia. Outras maneiras simples e eficientes de reduzir o consumo são: desligar ou suspender computadores que não estiverem em uso; a troca de equipamentos antigos por modelos mais novos e mais econômicos e atualizar a configuração das máquinas para que consumam menos energia.

Gerenciamento de Energia

Aqui é feito um estudo minucioso no momento da compra de produtos na área de tecnologia, visando aqueles que consomem menos energia e dando preferência aos que possuem selos verdes, além do monitoramento deste consumo após a compra. O ideal é que isto também seja aplicado a todos os equipamentos usados pela empresa, independente da área.

Data Centers Verdes

A ideia é diminuir o número de equipamentos sem perder a performance nos trabalhos oferecidos. Menos máquinas resultam em menos consumo de energia, o que também facilita a organização e até mesmo troca de material ocioso ou defeituoso. O armazenamento virtual de arquivos através de serviços de armazenamento em nuvem é uma das maneiras de aumentar espaço físico e virtual e economizar energia.

Reciclagem e Descarte Responsável

Equipamentos de TI não podem ser descartados como lixo comum. Devem ser encaminhados para postos de coleta especializados ou locais que aceitam doações para a montagem de novas máquinas destinadas à pessoas carentes. Muitas empresas já estão reciclando cartuchos de impressoras, por exemplo.

Consciência Ecológica

Todos os funcionários, independente da função que exercem, devem estar cientes das novas práticas da empresa. Somente assim eles poderão se ajustar à nova rotina e até mesmo levá-las para fora do ambiente de trabalho.

Agora que ficou claro como tornar seu departamento de TI (ou até mesmo toda a sua empresa) mais sustentável, chegou a hora de escolher quais medidas serão adotadas e medir os resultados!

(Imagens: reprodução)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário