Lexmark transforma toner em composto sustentável para asfalto | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Lexmark transforma toner em composto sustentável para asfalto

Lexmark transforma toner em composto sustentável para asfalto

A Lexmark, parceira da Tecmach há quase duas décadas, está inspirando o mundo na área da sustentabilidade. Dedicada a minimizar o impacto de seus produtos no meio ambiente e maximizar a reutilização de resíduos oriundos deles, a fabricante americana está reutilizando os cartuchos de toner recebidos de seus clientes com muita criatividade.

Em trabalho conjunto com a Close the Loop, empresa de reciclagem, a Lexmark desenvolveu um composto sustentável para pavimentação de vias, produzido a partir do reaproveitamento de pó de toner, pneu e óleo.

A primeira aplicação comercial do TonerPave na América do Norte aconteceu na sede da companhia, em Lexington (EUA), com resultados excelentes. Segundo as avaliações iniciais, a adição do toner no composto "melhora a qualidade e o desempenho do asfalto”.

Desde 1991, a companhia promove, junto a seus clientes, um programa de coleta de cartuchos de toner, o Lexmark Cartridge Collection Program (LCCP), em mais de 60 países. A iniciativa prega a produção zero de lixo e incineração, com a reutilização dos cartuchos, e ajuda a retirar do meio ambiente 400 mil toneladas de plástico, um dos principais vilões da natureza.

Segundo a Lexmark, 10% do peso do conteúdo plástico encontrado em seus cartuchos são provenientes de materiais reciclados pós-consumo. Em alguns modelos, esse índice chega a 28%. Boa parte desses números é creditada pela companhia ao seu programa de coleta. Ainda de acordo com a fabricante, estudos mostram que, um cartucho de toner reciclado tem sua marca de carbono global reduzida em até 50%.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa de reciclagem da Lexmark. Acesse nosso site e conheça também o Projeto Terra Tecmach, que combina sustentabilidade com cultura e arte.



 

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário