Computação Verde ou TI Sustentável | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Computação Verde ou TI Sustentável

Computação Verde ou TI Sustentável

Com a capacidade do fornecimento de energia elétrica dos países operando cada vez mais em força total, o seu preço tem aumentado e com isso a busca por alternativas mais baratas de se manter funcionando é pauta de ordem no setor de tecnologia. Mais do que pura e simples economia e redução de custos, é uma questão vital para que o setor possa funcionar ao longo dos próximos anos.

Esta preocupação levou à criação do conceito de Computação Verde ou Tecnologia da Informação (TI) Sustentável, que é todo um conjunto de práticas destinadas a tornar as rotinas de produção e consumo de materiais tecnológicos na área da Informática mais ecológicas e menos danosas ao meio ambiente.

As práticas começaram a ganhar forma no início dos anos 2000 nos mais variados setores industriais e de serviço ao redor do mundo, e desde então vem sendo criada toda uma metodologia para que as empresas possam adotá-las.

Existem três níveis de aplicação de TI Sustentável.

Nível I – Implementação Tática

Aqui as políticas e práticas atuais da empresa não são substancialmente alteradas. O foco principal é na redução do consumo de energia elétrica, com a adoção de práticas simples nas rotinas das empresas, como a substituição de lâmpadas comuns por fluorescentes e o desligamento de máquinas em momentos ociosos.

Nível II – Implementação Estratégica

Neste nível é feita uma análise mais minuciosa e abrangente do consumo dos mais variados recursos dentro de uma empresa, com atenção especial à parte elétrica e hídrica. Então são definidas novas políticas e práticas cotidianas que não só diminuem o consumo interno, mas também o impacto ambiental de sua produção.

Nível III – TI Verde Profundo

Muito mais complexo que os níveis anteriores, aqui os estudos trazem toda uma nova rotina e estrutura para as empresas. Aspectos como iluminação e refrigeração são revistos para que seu uso seja otimizado, há um incentivo do uso de transporte coletivo ou carros híbridos e a reciclagem passa a fazer parte do cotidiano de todos. Com isso, a discussão passa a extrapolar os limites físicos da empresa, que começa a mudar posturas de seus colaboradores dentro e fora do trabalho.

Esses três níveis de Computação Verde podem ser aplicados em qualquer empresa ou até mesmo no dia a dia das pessoas em suas casas ou outros ambientes. O importante é que, antes de qualquer implementação, sejam feitas campanhas, bate-papos ou reuniões explicando o porquê das novas práticas e a função de cada uma delas, pois somente assim todos poderão agir de maneira consciente para a preservação da natureza.

A TecMach acredita na importância e necessidade do TI Verde e adota as mais diversas práticas sustentáveis, que serão exploradas com mais detalhes em textos futuros.

(Imagens: Reprodução)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário