Plástico é um dos grandes vilões da natureza | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Plástico é um dos grandes vilões da natureza

Plástico é um dos grandes vilões da natureza

O plástico é um dos principais vilões da natureza. Produzido a partir de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão natural), sua decomposição leva algumas centenas de anos. Uma simples sacola de plástico pode necessitar de até mil anos para desaparecer do planeta.

Apesar do estrago ao meio ambiente, o plástico ganhou lugar definitivo na sociedade. Seu uso começou por volta de 1860, mas a produção em escala comercial ganhou força só a partir dos anos 50.

As projeções de produção para o futuro preveem um grande crescimento. Os EUA, por exemplo, planejam investir US$ 164 bilhões na expansão ou criação de fábricas de plástico até 2023. Na contramão desse avanço está a reciclagem, que é baixa no Brasil e no resto do mundo.

Esse desequilíbrio resulta no acúmulo crescente de plástico na superfície do planeta, trazendo consequências drásticas à natureza e à saúde humana.

Uma das grandes preocupações atuais é a proliferação de microplásticos, presentes no ar, nos alimentos, na água, etc. Calcula-se que 83% da água de torneira do mundo inteiro tenham partículas de plástico.

A reciclagem e o consumo consciente são dois caminhos que podem ajudar a equilibrar essa balança.

Você já parou para pensar no seu consumo de produto plástico? Que tal começarmos a redução no nosso ambiente de trabalho? Na semana que vem daremos um passo importante nesse sentido. Aguardem!


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário