Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, tem como tema o combate à poluição plástica | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, tem como tema o combate à poluição plástica

Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, tem como tema o combate à poluição plástica

Nesta terça-feira (5), será celebrado nos quatro cantos do planeta o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. O tema deste ano é voltado ao combate dos resíduos plásticos.

A campanha mundial "Acabe Com a Poluição Plástica” tem como principal objetivo livrar nossos oceanos desse tipo de lixo. Estudos mostram que, se algo não for feito agora, até 2050 teremos nos mares mais plásticos do que peixes.

Segundo a ONU, o consumo de sacolas plásticas no mundo chega a cinco trilhões por ano e a cada minuto 1 milhão de garrafas plásticas são compradas em algum ponto do planeta. Metade do plástico consumido é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos todos os anos, comprometendo 600 espécies marinhas.

A escolha do tema pela ONU não poderia ser mais oportuna, pois neste final de semana uma nova tragédia reforçou a necessidade de um esforço mundial para salvar os oceanos.

Na Tailândia, uma baleia morreu depois de engolir 80 sacos plásticos, num total de aproximadamente oito quilos de detritos. Caso semelhante ocorreu na Espanha, no mês passado. De acordo com as autoridades tailandesas, ao menos 300 animais marinhos morrem todos os anos devido à ingestão de resíduos plásticos.

Durante esta semana, milhares de ações serão realizadas mundo afora para promover o consumo responsável do plástico, estimulando a substituição e o descarte correto desse tipo de material.

Amanhã, começaremos a eliminar parte dos nossos plásticos descartáveis, dando a nossa contribuição à campanha e contamos com o seu engajamento.


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário