Principais tendências do mercado de impressão que você precisa conhecer | Tecmach - Soluções em Outsourcing

Principais tendências do mercado de impressão que você precisa conhecer

Principais tendências do mercado de impressão que você precisa conhecer

Com os mais diversos estímulos tecnológicos e mercadológicos e instabilidade econômica mundial, o mercado de impressão vem mudando rapidamente ao longo das últimas décadas. Com uma busca cada vez maior de mais eficiência com menos custos, o custo-benefício do outsourcing de impressão nunca foi tão solicitado. Porém, nem sempre o menor preço traz as melhores vantagens, portanto, é crucial a pesquisa antes de se investir neste tipo de serviço.

Portanto, nada melhor que conhecer as tendências do mercado e indústria da impressão e assim escolher melhor quais tipos de serviço você realmente precisa!

Autonomia

Por mais que a questão do custo seja importante, outros benefícios devem ser levados em conta: manutenção, insumos, qualidade, produtividade e velocidade são outras características que devem ser avaliadas para que o barato não saia caro no momento em que a impressão chegar em suas mãos.

Quando falamos em autonomia, estamos abordando especificamente o quanto um equipamento pode imprimir sem a necessidade de manutenções constantes. Quanto menos a máquina precisa ficar parada para ser consertada, menos se gasta com técnicos e mais se produz. Aqui também é avaliado o quanto de impressão é possível fazer antes precisar recarregar ou trocar o cartucho ou toner, sem comprometer a qualidade do serviço.

Cor

Muitos ainda resistem à impressão colorida por acreditarem que ela é muito cara. Realmente ainda existem diferenças entre impressão em cor e a monocromática, mas elas têm diminuído cada vez mais. Fatores como novas tecnologias, em especial a duração maior de tanques e bolsas de tinta têm mudado este paradigma.

Em mercados mais maduros, as impressões corporativas em cores só crescem, representando 46% das impressões no Japão, 34% na Europa, 29% nos EUA e 24% no Canadá. No Brasil ainda dão 10% do total, mas estes números devem mudar em breve.

Sustentabilidade

Mais do que uma moda ou algo para chamar a atenção, a preocupação com o impacto ambiental da indústria como um todo veio para ficar e não pode mais ser apenas um diferencial, mas sim fazer parte da essência de um negócio. Descarte de material consumível e economia de energia são medidas simples e que trazem grandes reduções tanto no impacto ambiental quanto no custo.

Claro que por trás de todas essas tendências está a busca por eficiência e custo justos. Mas é sempre bom estar atento aos fatores que regem estas duas características.

A Tecmach é uma empresa que presta serviços de outsourcing de impressão e está na frente destas e de outras tendências do mercado, aliando custos, benefícios e preocupação com o meio ambiente. Entre em contato e conheça nossos serviços! 

(Imagens: Reprodução)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário